top of page

O II Colóquio do Acervo Maria da Glória Sá Rosa, celebrou os cinco anos do Acervo. O evento, que aconteceu na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Acadêmico) da unidade, coordenado pelo Prof. Dr. André Rezende Benatti e reuniu pesquisadores, acadêmicos, docentes e comunidade externa.
A programação, bastante diversificada, contou com oficinas e palestras com convidados de outras instituições. O Prof. Dr. Cezar Karpinski, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também realizou visita técnica ao Acervo, ministrou uma oficina sobre conceitos e técnicas de preservação de acervos pessoais. Sua palestra, intitulada “Conservação de arquivos, preservação de memórias”, evocou a história de vida de Maria da Glória Sá Rosa para afirmar a relação indissociável entre os arquivos pessoais da autora e a constituição de memórias que marcam gerações.
Prof. Dr. Jair Zandoná, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), durante a palestra ” Entre rastros e afetos: o que um arquivo tem para contar”, abordou o papel dos arquivos do movimento homossexual e feminista no Brasil dos anos 1980 para a constituição da memória e dos afetos.
Durante a abertura os organizadores do evento, a professora Dra. Aline Saddi Chaves (UEMS), Prof. Dr. Daniel Abrão (UEMS) e professora. Dra. Rosana Zanelatto (UFMS) - pesquisadores do Acervo, recordaram o caminho da chegada do Acervo à UEMS em 2017 e da inauguração em 2019, transcorrendo os projetos já realizados no espaço, além dos atuais, que nos últimos cinco anos, totalizam 18 projetos de pesquisa e extensão, além de projetos interinstitucionais.
Para a professora Doutora Aline Saddi Chaves, o Colóquio do Acervo Maria da Glória Sá Rosa consolida as pesquisas realizadas no local e promove a interação entre os pesquisadores de áreas transdisciplinares, como a história, a literatura, a análise do discurso. “Nesta segunda edição do Colóquio, nós propusemos uma discussão sobre a relação entre os acervos pessoais, e a constituição e preservação de uma memória social, considerando-se que esse acervo veio do apartamento da professora Glorinha, e hoje é um espaço de pesquisa e visitação que conta, em grande medida, a história cultural do nosso estado. Nós nos baseamos em muitos autores que trabalham a ideia de que a memória individual tem sempre uma relação com o grupo, e o Acervo é testemunha de uma memória coletiva. Ano passado, na primeira edição do Colóquio, tivemos a oportunidade de refletir sobre o acervo como espaço aberto ao público, e pretendemos discutir o tema dos arquivos e da identidade na próxima edição do Colóquio”, afirmou.
O II Colóquio do Acervo Maria da Glória Sá Rosa foi realizado com apoio financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e do Núcleo de Ensino de Línguas (NEL) da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC/UEMS).

Lucinéia Ramos para o portal da UEMS
https://www.uems.br/noticias/detalhes/UEMS-CG-Evento-comemora-cinco-anos-do-acervo-Maria-da-Gloria-Sa-Rosa?fbclid=IwY2xjawHF385leHRuA2FlbQIxMAABHW8Wzi0HqQZsDFJoDuDGXDcF1A42mhVwRTlWTPT7PoqnZvZJ38X9MEwcyw_aem_Kb6mGh1TifRxoesg8HrXCQ

 

​VI COLÓQUIO INTERNACIONAL MUSEUS, ARQUIVOS: DISCURSIVIDADES, HISTÓRIA, MEMÓRIA EM CENA

Participação em evento 
Resumo: Inaugurado em 2019, o Acervo Maria da Glória Sá Rosa está localizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande. Abriga a coleção particular da escritora, professora e incentivadora cultural Maria da Glória Sá Rosa, protagonista da formação sociocultural do estado de Mato Grosso do Sul, fundado em 1977. Este Acervo constitui um lugar de memória, na concepção do historiador Pierre Nora, na medida em que busca preservar e conservar o legado material e imaterial de Rosa, em um contexto histórico regional e global ameaçado pelo esquecimento, notadamente diante da prevalência do digital e de suas consequências para a cultura e os comportamentos. Este Acervo está vinculado aos Cursos de Letras da UEMS na capital, sendo objeto de ações e projetos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Desde sua instalação, privilegia o contato direto do público com a universidade, promovendo visitas guiadas e rodas de conversa para estudantes da educação básica, universitários, pesquisadores, autoridades e turistas em geral, oportunizando, ainda, o desenvolvimento de pesquisas em nível de graduação e pós-graduação. O presente trabalho tem por objetivo evidenciar, com base na perspectiva histórica e discursiva da linguagem, o papel desempenhado pelo Acervo Maria da Glória Sá Rosa na preservação da memória e na circulação do conhecimento, no qual se desenvolvem práticas de divulgação científica que buscam constituir (novas) subjetividades, reforçar a identidade local e (re)significar o presente, por meio do conhecimento e da valorização da história.  















 

 

Publicação da Dissertação de Mestrado de Adriana Carlos, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Paranaíba, sob orientação da Profa. Dra. Estela Natalina Mantovani Bertoletti

A PRODUÇÃO DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA PARA A EDUCAÇÃO E A CULTURA SUL-MATO-GROSSENSE E BRASILEIRA (1970-1990) 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESUMO

Esta dissertação tem o objetivo de contribuir para a produção de uma história da educação e da cultura sul-mato-grossense e brasileira a partir da compreensão das principais características da produção escrita de Maria da Glória Sá Rosa (1927-2016), localizando, sistematizando, organizando e analisando o conjunto de textos reunidos em forma de instrumento de pesquisa. O recorte temporal abrange a década de 1970, quando a escritora teve publicados seus primeiros trabalhos acadêmicos, e se encerra em 1990, com a publicação do livro Memória da Cultura e da Educação de Mato Grosso do Sul — Histórias de Vida, objeto de estudo da investigação. Mediante uma abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, foram elaborados vários instrumentos de pesquisa a partir de buscas na internet e no acervo Maria da Glória Sá Rosa, localizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), contendo várias referências de textos escritos por Maria da Glória e por outros autores, que tratam de aspectos de sua vida e de sua atuação profissional. Em análise, pode-se destacar que Maria da Glória Sá Rosa, também conhecida por Glorinha, além de escritora, pesquisadora e professora, dedicou-se a enfatizar a importância das manifestações culturais, principalmente do teatro, na região de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul (MS), vivenciando uma trajetória profissional de 60 anos, tratando, assim, em vários textos os seus discursos e as suas lembranças da Cidade Morena. Glorinha atuou como escritora de coleções didáticas que foram adotadas nacionalmente; foi membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL); teve publicados 17 livros que são referência em relatar a história da cultura do MS e escreveu vários artigos para o “Suplemento Cultural”, do jornal Correio do Estado, sendo, portanto, uma personalidade totalmente voltada à ação cultural de sua região. Fundou a Aliança Francesa, a Associação Campo-grandense de Professores (ACP), a Revista de Estudos Universitários da Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras (FADAFI), o Teatro Universitário Campo-grandense (TUC), e o Cine Clube de Campo Grande. Foi intitulada imortal na ASL, Doutora Honoris Causa pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e honra ao mérito da Câmara dos Deputados e, além disso, ela trabalhou como professora, formando outros professores desde a sua graduação em 1950. Nesse sentido, é possível concluir que a professora Maria da Glória Sá Rosa contribuiu efetivamente para a produção cultural e educacional no MS. 

Palavras-chave: História da Educação; história de Mato Grosso do Sul; Maria da Glória Sá Rosa. 

 

ABSTRACT 

This dissertation aims to contribute to the production of a history of education and culture in the state of Mato Grosso do Sul (MS) and Brazil, starting from the understanding of the main characteristics of the written production of Maria da Glória Sá Rosa (1927-2016), by locating, systematizing, organizing, and analyzing the collection of texts gathered in the form of a research tool. The temporal scope covers the 1970s, when the writer had her first academic works published, and concludes in 1990 with the publication of the book Memory of Culture and Education in Mato Grosso do Sul — Life Stories, the object of study in this research. Through a historical approach centered on documentary and bibliographic research, carried out through procedures of location, retrieval, compilation, selection, and ordering of documentary sources, various research tools were developed based on searches on the internet and in the Maria da Glória Sá Rosa collection located at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS). This collection contains several references to texts written by Maria da Glória and other authors, dealing with aspects of her life and professional activities. In analysis, it can be emphasized that Maria da Glória Sá Rosa, also known as Glorinha, in addition to being a writer, researcher, and teacher, dedicated herself to emphasizing the importance of cultural manifestations, especially theater, in the region of Campo Grande, the capital of MS. She experienced a professional trajectory of 60 years, addressing in various texts her speeches and memories of the “Cidade Morena”. Glorinha worked as a writer of didactic collections that were nationally adopted; she was a member of the Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL); she published 17 books that are reference works in narrating the history of MS culture and wrote various articles for the “Cultural Supplement” of the Correio do Estado newspaper. Therefore, she was a figure completely dedicated to the cultural action of her region. She founded the Alliance Française, the Association of Teachers of Campo Grande (ACP), the University Studies Journal of the Dom Aquino Faculty of Philosophy, Sciences, and Letters (FADAFI), the University Theater of Campo Grande (TUC), and the Campo Grande Film Club. She was titled an immortal at the ASL, received an Honorary Doctorate from the Dom Bosco Catholic University (UCDB) and the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), and received the merit award from the House of Representatives. Furthermore, she worked as a teacher, educating other teachers since her graduation in 1950. In this sense, it is possible to conclude that teacher Maria da Glória Sá Rosa effectively contributed to the cultural and educational production in MS. 

Keywords: History of Education; history of Mato Grosso do Sul; Maria da Glória Sá Rosa. 

Disponível em: https://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal/trabalho-arquivos/download/3614 
 

 

Evento presencial e gratuito

 

PROGRAMAÇÃO

14h

ABERTURA

I Colóquio do Acervo Maria da Glória Sá Rosa 

Prof. Dr. André Rezende Benatti, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Acadêmico, UEMS/CG

Profa. Dra. Aline Saddi Chaves, Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Acadêmico, UEMS/CG

Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos, Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Pesquisadora de pós-doutorado no Acervo Maria da Glória Sá Rosa

14h30min

MESA-REDONDA

O projeto de pesquisa “Acervo Maria da Glória de Sá Rosa”: uma conquista

Profa. Dra. Aline Saddi Chaves (PPGLetras UEMS/AcervoMGSR) 

Prof. Dr. Daniel Abrão (PPGLetras UEMS/AcervoMGSR)

Mediação: Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos

15h30min

Assista em https://www.youtube.com/watch?v=r1swN57TFgY&t=3410s

INTERVALO

 

15h45min

PALESTRA

Por uma memória cultural de Mato Grosso do Sul: a figura de Glorinha de Sá Rosa

Profa. Dra. Maria Adélia Menegazzo (UFMS), Crítica de arte

Mediação: Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos

Assista em https://www.youtube.com/watch?v=NJipDyJyIUg&t=797s 

17h

Sessão de Banners

Pesquisas em desenvolvimento no Acervo Maria da Glória Sá Rosa

Pesquisadores e estudantes do Acervo Maria da Glória Sá Rosa

18h

COFFEE BREAK

18h30

INTERVALO

19h

PALESTRA

A importância do acervo literário e suas possibilidades de ensino, pesquisa e extensão

Prof. Dr. João Luis Pereira Ourique (UFPel)

Mediação: Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos

Assista em https://www.youtube.com/watch?v=yFU5phzEVoI&t=67s

 

21h

ENCERRAMENTO

Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos, Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Pesquisadora de pós-doutorado no Acervo Maria da Glória Sá Rosa

bottom of page