LOGO_QUADRADA.png

Maria da Glória Sá Rosa

Publicações

 

Preocupada com a formação cultural de MS, além de muitos guias didáticos e ensaios, Maria da Glória Sá Rosa escreveu sozinha e em parceria uma variedade de obras literárias e acadêmicas:

livro1.jpg

Cultura, Literatura e Língua Nacional

(em parceria com Albana Xavier Nogueira)

Editora do Brasil, 1976.

Livro Didático vendido em todo Brasil. Foi pioneiro e vanguardista, pois apresenta em suas seções textos, imagens, obras de artes em cores, sugestões de filmes, e projetos de trabalho e pesquisa. A obra foi adotada nacionalmente porque fugia da proposta tradicionalista dos demais livros didáticos, que só continham textos e métodos de trabalho, o que, para a época, havia se tornado obsoleto.

livro2.jpg

Projeto Universidade 81: Festivais de Música em Mato Grosso do Sul

(em parceria com Cândido Alberto da Fonseca e Paulo Simões)

Editora UFMS, 1981.

Livro que narra, a partir de depoimentos de cantores e artistas do sul de Mato Grosso, as histórias e memórias dos festivais promovidos até o ano de 1981 pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, dentre eles, destacamos o Prata da Casa, evento que consagrou artistas e foi um marco na consolidação da música popular urbana do Estado.

livro3.jpg

Memória da Cultura e da Educação em Mato Grosso do Sul: histórias de vida

Editora UFMS, 1990.

Obra que relata a vida de professores aposentados que fizeram história em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sob a ótica autobiográfica dos entrevistados. Glorinha percorreu cidades como Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Três Lagoas e Cuiabá para apresentar ao leitor um panorama da Educação do “Mato Grosso Uno” a partir das memórias daqueles que foram seus pioneiros.

livro4.jpg

Memória da Arte em MS: histórias de vida

(em parceria com Maria Adélia Menegazzo e Idara Duncan)

Editora UFMS, 1992.

Dando continuidade à proposta do livro anterior, Maria da Glória Sá Rosa une-se às professoras Maria Adélia e Idara para relatar, a partir das memórias de artistas do Estado, as visões sobre a Literatura, Música, Teatro, Artes Plásticas, Cinema e Dança daqueles que construíram e lutam pela manutenção dessas expressões culturais regionais.

livro5.jpg

Deus quer, o Homem sonha, a Cidade Nasce: Campo Grande: cem anos de história

(em parceria com Maria Adélia Menegazzo e Idara Duncan)

Editora UFMS, 1992.

Dando continuidade à proposta do livro anterior, Maria da Glória Sá Rosa une-se às professoras Maria Adélia e Idara para relatar, a partir das memórias de artistas do Estado, as visões sobre a Literatura, Música, Teatro, Artes Plásticas, Cinema e Dança daqueles que construíram e lutam pela manutenção dessas expressões culturais regionais.

livro6.jpg

Crônicas de Fim de Século

Editora da UCDB, 2001.

A obra traz crônicas publicadas por Glorinha Sá Rosa em jornais da capital sul-mato-grossense entre 1970 a 2001. Com uma temática variada, a autora faz relatos sobre personagens históricas internacionais, nacionais e locais, trata de questões sobre literatura e cultura e apresenta também suas experiências de viagens nos mais diversos países.

WhatsApp Image 2020-06-14 at 22.47.13.jp

Contos de Hoje e Sempre: tecendo palavras

Miramar Indústria Gráfica Ltda., 2002.

Em sua estreia na escrita literária (não acadêmica), Maria da Glória desenvolve contos sob a ótica das mais diversas ações humanas. Sempre muito antenada aos acontecimentos sociais vigentes, as histórias narradas confrontam-se com muitas realidades já vividas por pessoas comuns.

livro8.jpg

Artes Plásticas em Mato Grosso do Sul

(em parceria com Idara Duncan e Yara Penteado)

Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2005.

Mais do que uma obra, temos um catálogo com um panorama de artistas e telas que configuram o panorama das Artes Plásticas em Mato Grosso do Sul. Conforme justificado na obra pelas autoras, “o que se quer garantir é o caráter histórico-cultural da criação artística”, mostrando a relevância das artes na formação do Estado.

livro9.jpg

A Música de Mato Grosso do Sul: histórias de vida

(em parceria com Idara Duncan)

Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2009.

Junto a sua parceira de escrita, Glorinha Sá Rosa traça um panorama da produção sonora do Estado. Para elas, no leque da riqueza musical de MS, coexistem uma diversidade de ritmos nos quais seus “compositores, cantores, produtores e instrumentistas convivem sem preconceitos em uma troca de influências estimuladoras da criatividade”.

livro10.jpg

A Literatura Sul-Mato-Grossense na Ótica de seus Construtores

(em parceria com Albana Xavier Nogueira)

Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2011.

Seguindo a lógica das narrativas de histórias de vida, Maria da Glória e Albana trazem na obra as visões, experiências, ações e obras de 21 escritores e 4 críticos de literatura que vivem ou viveram no Estado. A obra passa a ser um marco dos estudos sobre literatura regional, pois, a riqueza de informações prestadas só foi registrada em livro 30 anos antes com a publicação de “História da Literatura Sul-Mato-Grossense” de José do Couto Vieira Pontes.

livro11.jpg

Projeto Universidade 81: Festivais de Música em Mato Grosso do Sul

(em parceria com Cândido Alberto da Fonseca e Paulo Simões)

2ª edição, Editora UFMS, 2012.

Em comemoração aos 30 anos do Projeto “Prata da Casa” a obra foi relançada juntamente com “A Moderna Música Popular Urbana de Mato Grosso do Sul”, de José Octávio Guizzo, no Teatro Glauce Rocha, durante show que rememorou os Festivais promovidos pela UFMS nos anos 1970 e 1980.

livro12.jpg

Antologia de Textos da Literatura Sul-Mato-Grossense

(em parceria com Albana Xavier Nogueira e Maria Adélia Menegazzo)

Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2013.

Glorinha e suas parceiras de escrita propõem nesta obra excertos de textos dos mais diversos autores da Literatura Sul-Mato-Grossense. Dentre eles, destacam-se poetas e prosadores como Manoel de Barros, Raquel Naveira, Lobivar Matos, Emmanuel Marinho, Sylvia Cesco e outros.

livro13.jpg

A Crônica dos Quatro

(em parceria com Abílio Leite de Barros, Maria Adélia Menegazzo e Theresa Hilcar)

Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2014.

O último livro que Maria da Glória publicou constitui-se da união de crônicas publicadas por ela, Abílio, Maria Adélia e Theresa no jornal Correio do Estado, entre novembro de 2012 e setembro de 2014.

Muitas pesquisas acadêmicas de Graduação e Pós-Graduação sobre ela e sobre sua atuação no campo da Cultura e da Educação foram desenvolvidas. Porém, a pesquisa de Brandão; Gonçalves & Bambil em 2007 é uma das mais expressivas. “Tempos de Glória: resgate da cultura em MS sob a ótica de Maria da Glória Sá Rosa”, concebida inicialmente como Livro-Reportagem do Curso de Jornalismo da UNIDERP, foi publicada pela Gráfica e Editora Alvorada e a única obra que biografa a trajetória da professora Glorinha

livro14.jpg

Reunião das obras e comentários - Alan Silus